A MARCA
O Quintal Buriti nasceu do desejo de realizar um trabalho com confiança, liberdade e criatividade, respeitando os processos e os limites humanos. O Quintal foi o início de um despertar para a consciência de classe e a potencialização do olhar que acredita que resultados verdadeiros acontecem quando há espaço para respeitar o ritmo e o desenvolvimento de cada pessoa.
O projeto, idealizado por Fernanda Queija, se iniciou como uma marca de marmitas veganas, num processo de transição de jornada profissional. Começou com as marmitas, realizou parcerias, fez cestas, kits e caterings. Foi pra rua, participou de feiras e eventos. Teve sua pausa. E voltou!
Agora como um resgate, traz todo aprendizado vivenciado neste processo profissional e pessoal.
A cozinha foi uma ferramenta para que talentos e habilidades adormecidas pudessem se fortalecer e nascer dentro de um processo de autoconhecimento que resultou numa marca que carrega histórias de pessoas que fizeram e continuam fazendo parte dessa construção.
O Quintal é múltiplo e oferece tantos serviços diferentes, porque ele é a junção de toda caminhada e aprendizado e vivência da Fernanda, somada as histórias e caminhadas das pessoas que chegam para agregar nesta rede. O objetivo é somar pessoas e desenvolver uma grande rede de oportunidades e experiências.
A MARCA
A PESSOA
A PESSOA
Oi, sou a Fernanda, e o Quintal Buriti é uma extensão de mim, da minha história e da minha jornada. Meu caminho profissional passou por muitas transições e descobertas, e cada uma delas me trouxe até aqui.
A cozinha foi um grande portal na minha vida, um espaço onde pude me conectar com a minha criatividade, encontrar liberdade e perceber o valor do meu trabalho. Triste e incompleta no contexto profissional em que vivia, entendi que deveria mudar de área, mas o que eu realmente precisava era de espaço para acreditar nas minhas habilidades e no potencial que já existia, mas preso a um sistema no qual eu não conseguia me conectar.
O Quintal representa o encontro de todas as experiências que vivencio, refletindo na diversidade de serviços que a marca oferece.
É a soma de tudo o que aprendi e continuo aprendendo, e a cada nova pessoa que entra na rede, novas histórias e vivências se somam, tornando o projeto ainda mais rico e diverso.
Colaborar e crescer junto com pessoas que acreditam que o caminho é construído com respeito, criatividade e confiança.
O CONCEITO
O processo de criação do nome
"O nome surgiu de um processo orgânico e colaborativo através de técnicas de Design Thinking e Concept Reflection. Inicialmente, no Artist Frame & Showing tivemos uma boa conversa onde a Fernanda me contou qual era o contexto da marca, o que significava para ela e quais eram seus planos. Partindo daí, seguimos para um processo de brainstorm onde ela e eu selecionamos palavras variadas que tivessem ligação com a marca. Palavras que nos marcaram naquela conversa.
Paralelamente, eu também selecionei diversas imagens num brain dumping visual, coletando todas as imagens nas quais via algum tipo de ligação com o que conversamos. A seguir, voltei à casa de Fernanda com todas as imagens impressas e com todas as palavras em post-its para que fizéssemos o Concept Reflexion. Ali, ela organizou todas as palavras e imagens por aproximação, e então chegamos a quatro palavras-chave centrais: afeto, raiz, flor e roda.
Desmembramos a palavra "afeto" num mind map nesse mesmo dia, pois essa era a palavra central, e decidimos que partiríamos dessas quatro palavras-chave para chegar a um nome, sempre lembrando que a essência da marca é o afeto.
Apresentei uma lista de 155 nomes, e dele, 12 foram selecionados. Dos 12, fiz um painel imagético para cada, com explicação da cada um dos conceitos. Fernanda selecionou alguns e imaginou quais teriam mais a ver, e no final, dali surgiram dois nomes: Quintal Buriti - que também era um dos nomes favoritos dela."
Laís Barros
Designer e criadora da identidade visual
Conceito do nome
"O nome “quintal buriti” pode trazer a ideia de algo que é pequeno e acolhedor, remetendo a afeto (como um quintal), mas ao mesmo tempo grande e forte (como o Buriti).
Um quintal é aconchegante e cheio de vida, lugar com plantas, flores, hortas. Espaço simples, caseiro e natural, de descanso e de convivência, com rodas de conversa.
Já o Buriti, floresce quase o ano inteiro e sua produção de frutos é intensa. É interessante para o conceito que temos para a marca de florescimento. Seus frutos atraem pássaros, e a ideia da marca é justamente atrair pessoas de forma orgânica para uma alimentação saudável e afetiva.
É uma árvore de raízes profundas que fica próxima a riachos. Seus frutos caem nos riachos e assim, ao serem transportados por ele, num fluxo natural das águas, sua espécie é propagada pela região (como um ciclo)."
Laís Barros
Designer e criadora da identidade visual
..........
..
Material desenvolvido por Laís Barros.
Material desenvolvido por Laís Barros.